Aprendendo com os Personagens da Biblia

2 de janeiro de 2011

Entre a Igreja e o Encontro com Deus

Leitura: Gênesis capítulos 27-35.

Lendo a história da Jornada de Jacó você perceberá uma caminhada figurativa à vida Cristã.  Desde a sua fuga, deixando a família, indo para Pada-Harã e regressando à terra de seus pais (lugar das promessas), Jacó vive as lutas de um “imigrante” e a saga de uma vida “não transformada”. Ele carregou consigo o peso de seu nome Jacó (traspassador,enganador) e de seu caráter.

Ao sair da casa de seus pais,  fugitivo das conseqüências de seus atos, ele se vê em “Betel” (Casa de Deus), numa região outrora chamada “cidade da Luz”. Ali Ele teve a sua primeira experiência em estar num lugar onde sentiu e vivenciou uma grande bênção e pode ouvir a “Fala de Deus”.  A visão da escada (Gênesis 28:10-22) que ligava o lugar onde estava e os céus o fez ver a importância de um “lugar de encontro” (Igreja,Eclesia) com a revelação de Deus.

Jacó não ficou em Betel, partiu para uma jornada de acertos e erros, foi vítima da injustiça e colheu os frutos de seus atos. Contudo, acordou para o retorno ao “lugar das promessas”. A semente que em seu coração fora semeada pelos seus pais germinou, frutificou, falou mais alto. A sua decisão em busca de mudança de vida e de lugar, bem como o seu retorno ao “coração do Pai”, abriu-lhe uma porta para um “encontro com Deus” que haveria de mudar toda a sua vida.  Foi em “Peniel” (face a face com Deus), no vale de Jaboque, lugar onde ele experimentou um verdadeiro encontro com Deus, mesmo lhe custando o manquejar de sua perna.  A mudança e experiência lhe fora tão significativa que um novo nome lhe foi dado, passou a ser chamado de “Israel” (aquele que lutou com Deus).

Há uma lição muito importante nesta história,  entre Betel (Igreja) e Peniel (vida com Deus,conversão real) há uma jornada, quem sabe de acertos e erros, onde somos levados a nos render aos braços de Deus.  Este encontro com Deus é mais do que ser religioso ou estar na Igreja, é uma aliança, um compromisso, uma nova vida, um novo nascimento pela Palavra e pelo Batismo.  Aprendemos a ver a Igreja, Assembléia daqueles que servem ao Senhor Jesus, como um lugar autorizado para trazer luz aos nossos corações pelos ensinamentos da Bíblia.  Jesus é a escada, o Mediador, a Palavra “Rema”, onde o poder da pregação e ensino causa um tremendo impacto e nos leva a um encontro pessoal e real com Deus (Peniel).

Um verdadeiro encontro com Deus mudará toda a sua vida, bem como suas perspectivas, seus valores, seus ideais e sonhos.  A Igreja passa a ser um lugar de bênçãos, encontro fraterno, lugar onde o discernimento da Palavra de Deus lhe fará sábio e prudente.  “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”  Salmos 122:1.