Aprendendo com os Personagens da Biblia

11 de março de 2011

PORTAS DO ENTENDIMENTO

Texto de Leitura: I Coríntios16: 5-14



O Apóstolo Paulo em um momento especial abre seu coração em comunicação com os irmãos da Igreja do Senhor Jesus que estava localizada em Corinto, uma grande cidade na época. Nesta comunicação ele expressa seu desejo em estar com os irmãos desta Igreja, mas ao mesmo tempo apresenta algumas preocupações relacionadas ao bem estar da congregação e das pessoas.

Ele coroa esta comunicação aconselhando a todos que fossem vigilantes, firmes na fé, a agirem com maturidade, se fortalecerem e fazerem tudo com amor.

Tenho dito aos meus alunos e congregantes de que as narrativas históricas da bíblica não se limitam ou perdem nos fatos narrados, pois o propósito de Deus vai além da narrativa e da história. O valor das Escrituras transcende o literário, as instruções são relevantes ao nosso viver diário. Desta forma, arme-se em seu entendimento de que Deus fala conosco através das narrativas históricas da Bíblia.

Vejamos, por exemplo, neste texto algumas lições de vida são apreendidas:

1. No versículo 5 deste capítulo: "Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia...". Há um desejo, quem sabe um planejamento em ir ter com os irmãos em Corinto, contudo a PRIORIDADE era passar por Macedônia primeiro. Paulo havia tido uma visão em sonhos de que um varão Macedônio o chamava dizendo: "Passe a Macedônia, e ajude-nos" (Atos 16:9). Há momentos em nossas vidas que precisamos administrar bem os nossos planos e vontades, sabendo que Deus tem colocando diante de nós prioridades.

2. No versículo 7 e afirma: "Não vos quero ver (somente) de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir." O que me chama a atenção neste versículo é que Paulo não queria somente passar por lá, mas ficar com os irmãos por um tempo maior. Vejo neste entendimento a questão do "TEMPO COM QUALIDADE". Hoje nós nos vemos diante de uma sociedade que "não tem tempo", quando mais tempo de qualidade. Faz-se necessário investir tempo de qualidade com a nossa família e com a nossa formação; e certamente a Igreja e as coisas de Deus são de grande importância. Ele diz no versículo 8 Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecoste". Pentecoste constituiu para Igreja um momento de grande importância, ao obedecerem ao Senhor Jesus, quando disse: "Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos do poder de Deus." (Lucas 24:49). Aqui nos dá uma idéia de que precisamos começar com Deus, ter um tempo de qualidade com Ele para que possamos entender o tempo de qualidade com a família e com os amigos e na Igreja.

3. No versículo 9 ele diz: "Porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários." Aqui podemos ver a questão das OPORTUNIDADES. A vida nos reserva muitas oportunidades, só nos resta saber se as portas que se abrem são "eficazes", são portas que nos levarão a lugares de bênçãos. Outra realidade é estar ciente de que "adversários" e lutas surgirão ao adentrarmos certas portas. Aproveitar as oportunidades que nos edificam, sem nos intimidar com os adversários, constituem em crescimento espiritual, profissional, relacional, etc.

4. Outra lição está no versículo 12, quando Paulo fala que gostaria que Apolo, um exímio instrutor da Palavra de Deus, estivesse com os irmãos, contudo ele não estava com "vontade"e esperaria por uma "boa ocasião". Este versículo nos chama a atenção sobre o nosso poder de ESCOLHA E DECISÃO , o nosso livre arbítrio. A vida é o resultado de nossas escolhas e decisões, precisamos administrar bem o nosso livre arbítrio. Saber escolher e decidir de acordo com a vontade de Deus constitui-se numa grande bênção.

Em conclusão, aqui está uma "Porta do Entendinmento" aberta para você, a riqueza desta Palavra nos alerta com respeito à Prioridades, Tempo de Qualidade, Oportunidades, Escolhas e Decisões certas. Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos dê sabedoria e discernimento para conduzimos nossas vidas, família, profissão, estudos e vida com Deus. Disse Jesus: “Eu sou a portal...”.


Pr. Paulo Mendes